QUEM SOMOS

A Tradição e Linhagens no CET – PENDÊ LING

O Buddhadharma, ou Ensinamentos dos Budas, foi estabelecido à cerca 2500 anos na antiga Índia por Buda Shakyamuni. Os Ensinamentos, com o passar dos séculos, difundiram-se por toda a Ásia e consequentemente chegaram ao Tibete.

Treze séculos depois, em pleno século XXI, fundámos em Portugal o CET-PL ligado às Escolas Nyingma e Kagyu do Budismo Tibetano, fundadas no Tibete, durante o primeiro milénio da era cristã.

As Linhagens Nyingma, em particular, preservam e transmitem os Ensinamentos vindos da Índia através do Guru Rinpoché, também conhecido como Padmasambhava, em meados do século VIII DC.

As Linhagens Kagyu enfatizam a transmissão oral e remontam especificamente aos Ensinamentos de Tilopa, um dos oitenta e quatro Mahasiddhas, e que viveu na Índia no século XI DC.

No Tibete, estas duas Escolas, Nyingma e Kagyu, têm usufruído de uma estreita ligação histórica e de Linhagem, influenciando-se mutuamente em termos de prática e tradição.

Na tradição Nyingmapa, o Ensinamento Último foi chamado Maha-ati (tib. Dzogpa Chenpo ou Dzogchen), enquanto que na Kagyu é denominado como Mahamudra (tib. Chagya Chenpo ou Chagchen); mas, na essência, o Maha-ati e o Mahamudra são apenas um. O Mahamudra e o Dzogchen, são os principais meios para realizar o despertar para a nossa Verdadeira Natureza.

O Dzogchen e o Mahamudra são a Essência do Coração de todos os Budas e o consumar da prática do Budismo Tibetano. Através destes torna-se possível a descoberta da Real Natureza da Mente e a sua integração em toda e qualquer circunstancia da vida.
Por isso, na Índia e no Tibete, os Mestres destas Tradições faziam parte de todos os sectores da sociedade; monges, chefes de família, ermitas, camponeses, pastores e eruditos, em suma homens e mulheres realizados independentemente da sua condição social e religiosa.

Em qualquer situação, o Dzogchen e o Mahamudra, provêm métodos e técnicas apropriados. A prática pode ser efectuada no isolamento de um retiro ou enquanto envoltos nas complexidades diárias da vida moderna; sempre aplicável a qualquer situação, a qualquer momento da vida.

In this modern society when everyone has to work and every individual has their own particular difficulties, the most outstanding and extraordinary oral instructions are those of Mahamudra. In particular for all of us who live in the West, these extraordinary oral instructions have great benefit, are extremely easy to practice, and make it easy to attain the ultimate result.
--- Thrangu Rinpoche.